BNDES quer que ISPs usem Fust para investir em data centers

há 2 meses 16
ANUNCIE AQUI

Data center(crédito: Freepik)

O BNDES quer estimular os provedores de telecomunicações a investirem em data center, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

A linha de incentivo criada pelo Comitê Gestor do Fust e que tem o banco de desenvolvimento como agente, prevê o uso de até 20% dos recursos do fundo de universalização em projetos de data centers. Segundo Carlos Azen, chefe do departamento das indústrias de TI, telecom e economia criativa do banco, a ideia é que estes recursos façam parte da estratégia de dados dos ISPs.

"Nós queremos que as operadoras possam aplicar recursos nos investimentos de edge data centers, por exemplo, para dar suporte a serviços digitais". Azen participou do Evento NEO, 2025, que acontece esta semana em Salvador

Segundo o executivo do banco, pelo volume de recursos disponíveis, a linha do Fust para data centers não tem como alvo os grandes projetos de expansão de data centers no Brasil. Nesse caso, o banco tem uma linha dedicada. "Mas no caso do Fust, o nosso objetivo é diversificar a infraestrutura dos pequenos operadores".

Ele também relatou a este noticiário o sucesso das demais linhas de crédito baseadas nos recursos do fundo. Segundo Azen, em 2025 o banco já conseguiu dar saída para projetos que consumiram praticamente todos os recursos já captados, o que sinaliza um cenário positivo para a demanda em 2026.

Ler artigo completo