Avaliações regulares de sistemas de IA triplicam a probabilidade de alto valor com IA Generativa, diz Gartner

há 1 semana 10
ANUNCIE AQUI

Organizações que realizam auditorias e avaliações regulares do desempenho e da conformidade de sistemas de Inteligência Artificial (IA) têm mais de três vezes mais probabilidade de alcançar alto valor com a IA Generativa do que as organizações que não o fazem, de acordo com uma pesquisa do Gartner.

A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2025 com 360 entrevistados de organizações com pelo menos 250 funcionários em tempo integral em todos os setores (exceto software de TI) na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

"A governança de IA é realmente um caso de fazer o bem fazendo o certo, mas isso depende da prática específica de governança. Algumas apenas ajudam a reduzir riscos e apoiar a conformidade legal, enquanto outras também aumentam o valor entregue pelas iniciativas de IA generativa", diz Kjell Carolsson, vice-Presidente Analista do Gartner.

Organizações que realizam avaliações, fornecem orientação personalizada, desenvolvem políticas de uso específicas para IA, implementam recursos de governança e expandem a adoção de IA generativa com segurança têm muitas vezes mais probabilidade de relatar níveis mais altos de valor para os negócios com a IA generativa.

Probabilidade de alcançar alto valor com GenAI por meio de práticas de governança (razões de chances)

Fonte: Gartner (Novembro de 2025)

O Gartner recomenda que as organizações se concentrem em cinco tipos de práticas de governança para impulsionar o valor da GenAI para os negócios:

– Realizar avaliações regulares dos sistemas de IA: Os líderes devem implementar processos de avaliação e monitoramento, e adotar plataformas de governança de IA para otimizar a avaliação, a auditoria e a correção de problemas.

– Fornecer orientação e treinamento personalizados para usuários de IA: Os líderes devem oferecer treinamento direcionado para aumentar o sucesso das iniciativas de GenAI. Organizações que oferecem orientação baseada em perfis e funções têm duas vezes mais chances de relatar níveis mais altos de valor, enquanto aquelas que oferecem treinamento em ética em IA Generativa têm 1,7 vezes mais chances.

– Implementar políticas de uso específicas para IA: Os líderes devem implementar políticas de IA que incentivem o uso responsável e mitiguem as principais áreas de risco.

– Investir em recursos e produtos de governança: Os líderes devem defender investimentos adicionais em recursos de governança para suas ferramentas e sistemas de IA. Organizações que investem em produtos de governança de IA de terceiros têm 1,9 vezes mais chances de relatar os níveis mais altos de valor.

– Expandir com segurança a implementação da IA Generativa: Limitar a GenAI a usuários de baixo risco e confiáveis é uma prática comum e necessária, mas as organizações que conseguem expandir suas implementações de IA Generativa para além desses usuários têm 3,3 vezes mais chances de relatar níveis mais altos de valor com a GenAI.

Ler artigo completo