Ataque ucraniano para exportações de petróleo russo, afetando 2% da oferta global

há 1 semana 9
ANUNCIE AQUI

O porto russo de Novorossiysk, no Mar Negro, suspendeu temporariamente as exportações de petróleo — equivalente a 2,2 milhões de barris por dia, ou 2% da oferta global — nesta sexta-feira, de acordo com fontes do setor, após um ataque ucraniano com mísseis e drones.

O ataque foi um dos maiores à infraestrutura exportadora de petróleo da Rússia nos últimos meses. Ele se segue a um aumento dos ataques ucranianos às refinarias de petróleo russas desde agosto, parte de uma tentativa de Kiev de diminuir a capacidade de Moscou de financiar sua guerra.

Após o ataque, os preços globais do petróleo subiram mais de 2% devido aos temores de abastecimento.

Continua depois da publicidade

Os ataques ucranianos de drones aéreos e marítimos de longo alcance têm atingido repetidamente a infraestrutura petrolífera russa este ano, tendo como alvo os portos do Báltico e do Mar Negro, um sistema de oleodutos e várias refinarias de petróleo.

Ucrânia também dispara mísseis de cruzeiro

O Estado-Maior da Ucrânia disse que suas forças dispararam mísseis de cruzeiro Neptune e usaram vários tipos de drones de ataque no ataque a Novorossiysk ‘como parte dos esforços para reduzir o potencial militar e econômico do agressor russo’.

A Ucrânia disse que atacou separadamente uma refinaria de petróleo na região russa de Saratov e uma instalação de armazenamento de combustível nas proximidades de Engels durante a noite.

O monopólio russo de oleodutos Transneft também foi forçado a suspender o fornecimento ao porto de Novorossiysk, disseram as fontes à Reuters. A empresa não quis comentar.

O Caspian Pipeline Consortium, que exporta petróleo do Cazaquistão por meio do terminal vizinho de Yuzhnaya Ozereevka, suspendeu os carregamentos de petróleo por algumas horas e depois os retomou quando o alerta aéreo foi suspenso, disseram as fontes.

A empresa planeja exportar 1,45 milhão de barris por dia este mês do terminal Yuzhnaya Ozereevka, cerca de 15 km a sudoeste de Novorossiysk.

Continua depois da publicidade

Os destroços dos drones caíram no terreno do terminal de grãos russo NKHP, que estava funcionando normalmente, informou a agência de notícias Interfax, citando o diretor geral Yury Medvedev.

Autoridades russas disseram que o ataque desta sexta-feira também danificou um navio atracado, prédios de apartamentos e um depósito de petróleo em Novorossiysk, ferindo três tripulantes da embarcação.

A Delo, um grupo de transporte e logística, disse que os destroços de drone caíram em um terminal de contêineres em Novorossiysk, mas que suas operações continuaram normalmente.

Continua depois da publicidade

‘Novorossiysk foi o que mais sofreu’

Os embarques de petróleo bruto russo pelo terminal Sheskharis de Novorossiysk totalizaram 3,22 milhões de toneladas, ou 761.000 barris por dia, em outubro, de acordo com fontes do setor. Nos primeiros 10 meses do ano, o número foi de 24,716 milhões de toneladas.

As fontes disseram à Reuters que um total de 1,794 milhão de toneladas de derivados de petróleo foi exportado por Novorossiysk em outubro e que as exportações de derivados de petróleo de janeiro a outubro totalizaram 16,783 milhões de toneladas.

De acordo com três fontes do setor, o ataque ucraniano atingiu dois berços de atracação de petróleo em Sheskharis. Os danos foram infligidos ao berço 1 e ao berço 1A, que movimentam navios-tanque de 40.000 toneladas de porte bruto e 140.000 toneladas de porte bruto, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Duas das fontes disseram que o petroleiro Arlan, com bandeira de Serra Leoa, também foi atingido durante o ataque.

‘Novorossiysk foi a que mais sofreu’, disse Veniamin Kondratyev, governador da região de Krasnodar, onde Novorossiysk está localizada, nas mídias sociais.

‘Durante a noite, mais de 170 pessoas e 50 equipamentos lidaram com as consequências do ataque, apagando rapidamente os incêndios e prestando assistência aos moradores’, disse ele.

Continua depois da publicidade

Ler artigo completo