Após quatro versões do relatório, PT cobra substituição de Derrite no PL Antifacção

há 1 semana 5
ANUNCIE AQUI

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), vai formalizar ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), um pedido para substituir o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) da relatoria do PL Antifacção. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Para o petista, as sucessivas alterações feitas por Derrite — já são quatro versões do relatório — tornaram o texto “inaproveitável” e aprofundaram o impasse político em torno da proposta, conforme o jornal.

Segundo Lindbergh, as mudanças apresentadas até agora não solucionam pontos sensíveis e ainda criam novos problemas para o governo, para o centrão e até para setores da oposição.

Continua depois da publicidade

Ele cita, como exemplo, o dispositivo sobre perdimento generalizado de bens e o risco de retirada de recursos da Polícia Federal identificado no parecer mais recente. “Ele criou uma confusão. Foi uma falta de técnica legislativa muito grande”, disse. “É difícil salvar o projeto depois de quatro versões. Vai vir uma quinta?”

Diante das resistências, o líder do PT defende que Hugo Motta indique um novo relator “de consenso”, preferencialmente alguém do centrão, como alternativa para destravar a tramitação. Para ele, essa pode ser a única saída para evitar que o projeto siga paralisado.

“O texto, do jeito que está, não dá para aproveitar. Eu acho que não dá mais para salvar. Seria uma sinalização importante escolher alguém capaz de unificar e tirar o tema do impasse.”

Ainda não há um nome sugerido pelo PT para assumir a relatoria, mas Lindbergh afirma que apresentará o pedido de substituição a Motta nos próximos dias.

Ler artigo completo