ANUNCIE AQUI
Talita Bruzzi Taliberti lidera Alexa no Brasil (foto: divulgação/Amazon)Resumo
- A Amazon aumentou a publicidade nos dispositivos Alexa para garantir a sustentabilidade do negócio, segundo Talita Bruzzi Taliberti, country manager da Alexa no Brasil.
- A publicidade é parte da experiência de Alexa, com anúncios em serviços gratuitos como Amazon Music e Spotify, visando monetização para manter os serviços.
- Talita reconheceu críticas sobre a publicidade, mas afirmou que não há planos para torná-la opcional, destacando que a reação negativa pode ser devido à novidade.
Se você possui um dispositivo da Amazon, deve ter notado que a quantidade de publicidade aumentou nos últimos meses. Muitos leitores do Tecnoblog nos trouxeram este ponto, e nós fomos até a sede da Amazon, em São Paulo, para saber o que está acontecendo. De acordo com Talita Bruzzi Taliberti, country manager da Alexa no Brasil, isso é necessário para garantir a sustentabilidade do negócio.
Talita explica que propagandas e anúncios são parte da experiência de Alexa há bastante tempo, em situações como ouvir as notícias ou mesmo música nos serviços gratuitos do Amazon Music e do Spotify. “É uma forma da gente conseguir gerar monetização e continuar oferecendo todo o nosso serviço, que tem um custo por trás – que não é baixo”.
Echo Show 8 exibe publicidade do Galaxy Tab S11 (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)As falas se deram durante a apresentação da nova geração do Echo Show, quando os representantes da Amazon abriram para perguntas de jornalistas. Eu questionei sobre a teoria da enshitfication, cunhada pelo ativista dos direitos digitais Cory Doctorow, que estabelece que, a partir de um determinado momento, plataformas digitais propositalmente pioram o seu serviço para extrair mais valor dos usuários.
“Somos obcecados pelo consumidor. Nossa visão é de conseguir trazer anúncios que sejam relevantes e facilitem a vida do cliente. Por exemplo, se ele está pesquisando sobre o Dia dos Pais e eu trago um produto assim para ele.”
A country manager da Alexa no Brasil reconheceu que houve um aumento de críticas sobre a publicidade na Alexa. A título de exemplo, alguns leitores do Tecnoblog nos disseram que não pretendem mais comprar produtos da linha Echo Show pois se sentem incomodados pela publicidade persistente e sem possibilidade de desativar.
Geladeira tem widget com publicidade (imagem: divulgação/Samsung)Nesta seara, a imprensa americana tem repercutido principalmente a falta de transparência, pois a pessoa leva para casa o produto com um funcionamento já conhecido e, dali a um tempo, começa a ver publicidades que não estavam previstas no momento da compra. A Samsung tem passado por questionamentos similares por colocar propaganda na tela de uma geladeira de ponta.
Apesar das críticas, Talita diz que não há planos na Amazon de tornar opcional a visualização de publicidade. Ela acredita que, por ser uma novidade, a publicidade na tela dos dispositivos acabou gerando essa reação inicial.
Não custa lembrar: o próprio CEO da Amazon admitiu em agosto que tem o desejo de colocar propaganda na boca da Alexa+, nova geração da assistente virtual, por ora sem previsão de lançamento no Brasil.
Após críticas, Amazon revela por que colocou publicidade na tela da Alexa

há 1 semana
3








Portuguese (BR) ·