Anatel conclui tomada sobre conectividade no ensino superior

há 2 meses 18
ANUNCIE AQUI

Universidade de Brasília (UnB). Faculdade.Universidade de Brasília (UnB). Foto: Danilo Paulo/Teletime

A Anatel encerrou nesta segunda-feira, 10, a Tomada de Subsídios nº 9/2025, que tem como objetivo mapear a conectividade em universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e institutos federais. A iniciativa foi proposta pelo conselheiro Octávio Penna Pieranti à Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR).

Segundo a agência, o sistema Participa Anatel registrou 1.310 contribuições, de 127 respondentes. As respostas abordaram temas como conexão com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cobertura de rede móvel celular, infraestrutura de rede externa e interna, velocidade de conexão e eventuais problemas de conectividade, entre outros.

Pieranti destacou que mais de 80 universidades públicas e institutos federais responderam à tomada de subsídios. Agora, a agência vai avaliar os caminhos possíveis para que possa desenhar caminhos para garantir conectividade nos equipamentos.

A análise das contribuições recebidas será feita pela equipe técnica da SPR. Com os resultados, a agência espera poder orientar ações futuras e projetos estratégicos para suprir as necessidades identificadas, na tentativa de contribuir para a transformação digital e o avanço da educação no País.

A Tomada de Subsídios ficou aberta por 25 dias, desde o dia último dia 15 de outubro.

Ler artigo completo