ANUNCIE AQUI
O ministro Alexandre de Moraes preside pela primeira vez, nesta quinta-feira, uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes é o atual vice-presidente da Corte e comandará um julgamento durante a ausência do presidente, Edson Fachin, que participa de um evento preparatório da COP 30, a conferência do clima em Belém.
Fachin e Moraes assumiram seus postos no fim de setembro, para um mandato de dois anos. Pela tradição do STF, que segue a ordem de antiguidade, Moraes será o próximo presidente da Corte, a partir de 2027.
O anúncio sobre a presidência da sessão foi feito por Fachin na quarta-feira. O ministro Dias Toffoli brincou que o colega estaria “ansioso” para assumir o posto, e ele reforçou:
Continua depois da publicidade
“Se quiser, esses últimos 10 minutos também eu posso presidir”, declarou Moraes, rindo.
Fachin irá participar da Cúpula do Clima, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O evento antecede a COP 30, que começa na próxima semana.
Moraes está no STF desde 2017, por indicação do presidente Michel Temer (MDB). Nos últimos anos, ele ganhou destaque por ser o relator de uma série de investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, incluindo a ação penal na qual Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, por uma tentativa de golpe de Estado.
O primeiro item da pauta de quinta-feira é um processo que discute se advogados públicos precisam estar inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também pode ser julgada uma ação sobre o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência a procuradores do Estado.

há 2 meses
21








Portuguese (BR) ·