ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
13 de out, 2025, 17:38
Em confronto direto nesta segunda-feira (13), a Alemanha venceu a Irlanda do Norte, fora de casa, por 1 a 0, assegurando a liderança do grupo A das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026.
Woltemade marcou o gol decisivo da seleção germânica, frustrando os donos da casa em um grupo muito equilibrado na disputa pelas vagas no próximo Mundial.
Com a vitória magra, a Alemanha chegou a 9 pontos em quatro jogos, agora com três vitórias e uma derrota, deixando a Irlanda do Norte com 6 pontos, no 3º lugar, atrás ainda da Eslováquia, que assumiu a vice-liderança com os mesmos 9 pontos dos alemães.
Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos das eliminatórias, a Alemanha de Julian Nagelsmann consegue um resultado essencial e surge com vantagem na chave, sobretudo por encarar Luxemburgo, 'saco de pancadas' do grupo, na próxima rodada, e depois fazer a última rodada em casa em possível duelo direto contra os eslovacos.
A tendência, agora, é que a Alemanha precise no máximo de um empate contra a Eslováquia na última rodada, colocando o rival em briga por vaga nos playoffs com a Irlanda do Norte. Vale lembrar que, na estreia alemã nas eliminatórias, os eslovacos venceram o confronto por 2 a 0. Ainda pode acontecer muita coisa no grupo A!
O jogo:
Ciente da importância da vitória para assegurar a ponta do grupo, a Alemanha foi, como se espera, segura. Não brilhante, nem encantadora, mas fez o que precisava fazer contra uma aguerrida Irlanda do Norte.
Aos 13 minutos, os donos da casa chegaram a dar um susto no time de Nagelsmann, abrindo o placar em jogada que acabou anulada no VAR por impedimento.
Justamente em seu primeiro ataque no jogo, a Irlanda do Norte jogou a bola na área com cobrança de falta do goleiro Peacock-Farrell do campo de defesa, McNair desviou na pequena área, o goleiro alemão deu rebote e Ballard marcou, mas foi assinalado impedimento de McNair no momento do 'chutão' do goleiro norte-irlandês. Gol anulado e alívio alemão!
Aos 30 minutos, foi a Alemanha quem conseguiu, de verdade, tirar o zero do placar. Wirtz cobrou escanteio fechado e Woltemade ganhou por cima, tocando quase de costas na bola para fazer 1 a 0.
O jogo não foi de muitas grandes oportunidades, mas a Alemanha foi quem criou um dos maiores perigos, que acabou desperdiçado por Adeyemi, que acelerou em contra-ataque, saiu cara a cara, mas bateu para fora, em um dos primeiros lances da etapa final.
A etapa final foi de pressão da Irlanda do Norte em busca do empate. Até o fim, os donos da casa apelaram para a bola aérea e os chutes de fora para tentar surpreender, o que acabou não acontecendo. Vitória suada da Alemanha, com direito a sustos até nos acréscimos.
Classificação nas eliminatórias
Grupo A:
Alemanha: 1ª colocada, com 9 pontos
Eslováquia: 2ª colocada, com 9 pontos
Irlanda do Norte: 3ª colocada, com 6 pontos
Luxemburgo: 4ª colocada, com 0 ponto
4:42
Atacante do Newcastle decide, Alemanha bate Irlanda do Norte e mantém liderança de grupo pelas eliminatórias da Copa; VEJA
Jogando fora de casa, seleção alemã leva melhor com gol de Woltemade em confronto direto e segue no topo do grupo A
Próximos jogos do grupo A das eliminatórias
5ª rodada:
Luxemburgo x Alemanha: 14/11, 15h45 (de Brasília)
Eslováquia x Irlanda do Norte: 14/11, 16h45 (de Brasília)
6ª rodada:
Alemanha x Eslováquia: 17/11, 15h45 (de Brasília)
Irlanda do Norte x Luxemburgo: 17/11, 16h45 (de Brasília)