ANUNCIE AQUI
O Governo de Alagoas está investindo mais de R$ 100 milhões na modernização da rede pública de ensino através do programa Alagoas Conectada, focado em inclusão digital e alinhado à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) do governo federal.
Foram adquiridos 40 mil Chromebooks, que serão distribuídos em laboratórios móveis para as escolas estaduais. A proporção será de 2 dispositivos para cada 10 alunos, o que é o dobro do recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir ao menos duas horas de uso pedagógico semanal.
O estado também está contratando novos serviços para ampliar o acesso à Internet e à rede Wi-Fi em todas as escolas. Em 2024, o número de escolas que atendem aos parâmetros mínimos de conectividade do MEC mais que dobrou, passando de 68 para mais de 140 (46% da rede).
A iniciativa, que conta com o apoio técnico da MegaEdu, é vista pelo governo como uma prioridade para garantir equidade, inclusão digital e preparar os estudantes para o mercado de trabalho, focando no uso pedagógico da tecnologia e não apenas na conectividade simples.
O objetivo é que, ao final do projeto, todas as 313 escolas estaduais estejam 100% dentro dos parâmetros do MEC, com internet estável, Wi-Fi em todos os ambientes e dispositivos acessíveis.