ANUNCIE AQUI
As companhias europeias Airbus, Leonardo e Thales anunciaram um plano preliminar para combinar suas respectivas atividades de satélite e espaço em uma única entidade. A iniciativa, segundo o trio, criará um player europeu mais competitivo para o setor.
As companhias assinaram um memorando de entendimentos (MoU) para a formação da joint venture, com o objetivo de que a nova empresa esteja operacional em 2027, a depender de aprovações regulatórias.
A nova companhia reunirá as atividades das três relacionadas à fabricação de satélites e sistemas espaciais, além de serviços correlatos. Em comunicado conjunto, Airbus, Leonardo e Thales expressaram a ambição de fortalecer a "autonomia estratégica da Europa no espaço".
"[O setor espacial] sustenta infraestruturas e serviços críticos relacionados a telecomunicações, navegação global, observação da Terra, ciência, exploração e segurança nacional", lembraram as empresas. O movimento ocorre em momento onde a Europa busca diminuir a dependência do continente frente às tecnologias espaciais norte-americanas.
O plano
No plano revelado pelo trio, a Airbus teria 35% da nova empresa, enquanto as outras duas partes deterão 32,5% cada.
A entidade ainda não tem nome definido, mas será formada pela combinação dos negócios Space Systems e Space Digital da divisão de defesa e espaço da Airbus; pela divisão espacial da Leonardo, incluindo suas participações na Telespazio e na Thales Alenia Space; enquanto a Thales contribuirá também com sua participação na Thales Alenia Space e na Telespazio, bem como na Thales SESO.
(Com informações do Mobile World Live)

há 2 meses
24









Portuguese (BR) ·