Airbus intensifica disputa com Boeing em tempos de Trump “garoto propaganda”

há 1 semana 2
ANUNCIE AQUI

A Airbus afirmou que o papel de “vendedor” que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu para apoiar a Boeing está forçando a fabricante europeia a trabalhar mais para vencer disputas comerciais — uma dinâmica visível em mercados como o Oriente Médio, lar de alguns dos maiores compradores de aeronaves do mundo.

“O que digo a mim mesmo e aos meus colegas é que, diante dessas forças, precisamos continuar sendo melhores, mais inovadores e responder às necessidades dos nossos clientes”, disse Christian Scherer, chefe das operações comerciais da Airbus, em entrevista durante o Dubai Air Show nesta segunda-feira (17).

A Boeing conquistou grandes contratos este ano, muito ajudada por Trump, que tem usado sua influência em visitas de Estado ou negociações tarifárias para fechar acordos comerciais. Nesta segunda-feira, a Emirates concordou em comprar mais 65 modelos Boeing 777X, enquanto o vizinho Qatar aproveitou uma visita oficial de Trump há alguns meses para anunciar a maior compra da Boeing em valor até hoje.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Scherer afirmou que a Airbus tem vantagem nas capacidades técnicas de suas aeronaves, incluindo a popular família A320, que compete com o 737 Max, e o maior A350, que disputa vendas com o 787 e o 777X da Boeing.

Um desafio para o A350 tem sido o desempenho dos motores fabricados pela Rolls-Royce, que, segundo a Emirates, não são suficientemente confiáveis para o clima quente e exigente do Oriente Médio. Como resultado, a Emirates até agora só encomendou o A350-900, de menor porte, em quantidades relativamente pequenas, evitando completamente a versão maior -1000.

Scherer disse que a Airbus ouviu a Emirates e outros clientes, e que o motor está sendo aprimorado para aumentar a durabilidade. Entre os possíveis pedidos no Dubai Air Show deste ano, a Airbus trabalha para fechar um acordo de 30 ou mais unidades do A350-1000, segundo a Bloomberg, citando fontes familiarizadas com as negociações.
Scherer preferiu não comentar sobre o resultado das campanhas em andamento.

“Estamos bastante bem-sucedidos, e devemos estar, com aeronaves mais modernas e de tecnologia superior”, disse na entrevista. “Mas é uma feira de aviação. Feiras de aviação são feitas de surpresas. Vamos ver, é apenas o primeiro dia.”

© 2025 Bloomberg L.P.

Ler artigo completo