ANUNCIE AQUI
Os ativos chilenos dispararam na segunda-feira, após o ultraconservador José Antonio Kast avançar para o segundo turno das eleições como claro favorito contra a comunista Jeannette Jara.
O peso chileno subiu até 1,8%, atingindo seu nível mais forte desde outubro do ano passado, contrariando a tendência de queda de outras moedas de mercados emergentes. O índice da bolsa de valores IPSA subiu 3,4% na abertura.
O custo do seguro contra inadimplência da dívida chilena nos próximos cinco anos caiu quase cinco pontos-base, para 50, enquanto as taxas de swap de dois anos atingiram o menor nível desde 8 de setembro.
Kast saiu vitorioso em meio a um grupo de candidatos de direita cujos eleitores ele provavelmente conquistará, posicionando-se como favorito no segundo turno, em 14 de dezembro. Jara avançou para o segundo turno, mas com menos votos do que o esperado. Kast prometeu desregulamentar a economia e reduzir drasticamente os impostos corporativos, além de intensificar o combate às gangues criminosas e deportar milhares de imigrantes indocumentados.
“Tanto a moeda quanto as taxas de juros oferecem potencial de valorização”, disse Alfonso de la Torre, analista de renda fixa soberana de mercados emergentes da PineBridge Investments. “A consolidação fiscal fortalecerá o já sólido crédito do Chile e o aumento da produtividade pode ajudar o país a retomar sua convergência para os níveis de renda dos mercados desenvolvidos, um processo que está estagnado há cerca de uma década.”
Jara obteve 26,8% dos votos, enquanto a maioria das pesquisas previa que ela conquistaria mais de 30%. Kast ficou logo atrás, com 23,9%.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, o partido de Kast e outros grupos conservadores com ideias semelhantes não conseguiram a maioria simples em nenhuma das casas do Congresso.
Provavelmente precisarão se aliar a um terceiro partido populista — o Partido de la Gente — para alcançar a maioria na Câmara dos Deputados, enquanto o Senado está fora de alcance. A atenção agora provavelmente se voltará para a capacidade de Kast de negociar acordos no Congresso ou de contorná-los em algumas questões controversas.
“O peso chileno já está precificando a vitória de Kast no segundo turno”, disse Klaus Kaempfe, chefe de investimentos da Credicorp Capital. “Se o governo de Kast consolidar seu poder e tiver um bom primeiro semestre, o peso poderá ultrapassar a marca de 900 de forma decisiva.”
Os estrategistas do Bank of America, Ezequiel Aguirre e Christian Gonzalez Rojas, esperam uma valorização de 4% do peso nos próximos seis meses, enquanto o JPMorgan prevê uma alta de até 8%. Em títulos, o Barclays afirmou estar com uma posição acima da média em dívida chilena.
“Consideramos o Chile uma posição defensiva de longo prazo em um ambiente de spreads de crédito historicamente apertados”, escreveu o estrategista do Barclays, Jason Keene, em uma nota na segunda-feira.
© 2025 Bloomberg L.P.
Continua depois da publicidade

há 1 semana
2







Portuguese (BR) ·