ANUNCIE AQUI
ESPN.com.br
2 de out, 2025, 11:29
Quantas equipes brigam por acesso na Série B do Brasileirão? E quem disputa para sobreviver ao fantasma do rebaixamento para a terceira divisão? A nove rodadas do fim, é possível definir quem luta por cada objetivo na reta decisiva da temporada.
De acordo com cálculos atualizados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), 12 clubes aparecem com chances de disputar o Brasileirão em 2026, ao passo que oito precisam de uma preocupação extra contra a degola.
(Conteúdo oferecido por Superbet e VersusBet)
Quem briga para subir?
A matemática da UFMG dá completo favoritismo a quem já está no G-4, embora a distância em pontos seja pequena e permita mudanças nas próximas rodadas.
Segundo as contas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Coritiba é quem tem mais percentual para subir: quase 77%. Atrás dele aparecem Criciúma, Athletico-PR e Goiás, nesta ordem.
Na tabela real, os dois alviverdes estão empatados na ponta com 50 pontos, seguidos por Criciúma (49) e Athletico-PR (48).
Novorizontino, Cuiabá e Chapecoense seguem na briga e à espera de qualquer tropeço dos concorrentes, mas, ao menos na matemática, aparecem com percentual bem inferior aos demais.
Bem mais atrás estão Atlético-GO, Remo, CRB, Avaí e Operário.
As chances de acesso segundo a UFMG:
Coritiba - 76,9%
Criciúma - 73,7%
Athletico-PR - 72,5%
Goiás - 70,2%
Novorizontino - 39,8%
Cuiabá - 28,9%
Chapecoense - 21,4%
Atlético-GO - 5,3%
Remo - 3,9%
CRB - 3,3%
Avaí - 2,1%
Operário - 1,3%
*Restante aparece com menos de 1%
Quem briga para não cair?
Se 12 ainda sonham no mundo real e no teórico pelo acesso, a prioridade dos outros oito é a sobrevivência. Neste grupo menor, dois pintam como "favoritaços" a disputar a próxima Série C.
O lanterna Paysandu tem 94,2% de ser rebaixado, enquanto o Amazonas chega próximo, com praticamente 90%. As duas equipes fazem as piores campanhas na Série B e precisarão de muita luta para permanecer na divisão.
Também integrantes do G-4, Botafogo-SP e Volta Redonda possuem chances expressivas de rebaixamento.
Athletic, América-MG, Ferroviária e Vila Nova estão na briga, apesar da matemática ser um pouco mais favorável.
As chances de rebaixamento segundo a UFMG:
Paysandu - 94,2%
Amazonas - 89,8%
Botafogo-SP - 76,8%
Volta Redonda - 69,1%
Athletic - 34,9%
América-MG - 21,2%
Ferroviária - 9,7%
Vila Nova - 2,1%
*Restante aparece com menos de 1%