ANUNCIE AQUI
play
Ronaldinho fala sobre mudanças no futebol e compara com sua época: 'Temos que entender e ir se adaptando (0:36)
Ex-jogador falou com exclusividade à ESPN (0:36)
Naty Andrade, de Belo Horizonte (MG)
11 de out, 2025, 17:00
Uma das estrelas da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial, em 2022, Ronaldinho Gaúcho tem se esforçado para acompanhar e se adaptar às mudanças no futebol desde que pendurou as chuteiras: a chegada do VAR, mais alterações, gramado sintético.
O principal, no entanto, ainda segue lá: a qualidade dos jogadores em campo.
Em entrevista exclusiva à ESPN neste sábado (11), o craque afirmou que segue vendo talento nas novas gerações que desfilam pelos gramados do Brasil e do mundo, mesmo que muitas destas estrelas nunca tenham conquistado o troféu mais cobiçado de todos: a Copa do Mundo.
“Venho de uma geração maravilhosa. É lógico que depois da nossa geração também tiveram grandes jogadores que não tiveram a felicidade de serem campeões do mundo. Acho que essa é uma das diferenças maiores que tem, né”, afirmou o Bruxo, vencedor da Bola de Ouro na temporada 2005, quando encantou a Europa pelo Barcelona.
“Entrou o VAR no futebol, entraram regras diferentes, coisas diferentes. Então, acho uma mudança que é até difícil falar porque eu não peguei. Mas também não gosto (risos). Mas a gente tem que entender e ir se adaptando”.
De volta ao Mineirão para o Desafio de Gigantes, partida de exibição com lendas do futebol, Ronaldinho garantiu que conseguiu cumprir todos os objetivos em campo antes de pendurar as chuteiras.
“Acabei minha carreira completamente realizado, sem me faltar nada, graças a Deus. Desejo toda a sorte do mundo para esta nova geração e para as próximas. Que possam realizar seus sonhos, que possam ser campeões do mundo, que possam conquistar prêmios individuais. Torço muito para que eles possam passar pelo que eu passei”.
Mas mesmo com tantas lembranças de conquistas em relação ao futebol, Ronaldinho mantém o pensamento de seguir afastado dos gramados. Questionado sobre pensar em trabalhar com uma comissão como auxiliar ou treinador, o pentacampeão foi direto.
“Não, nunca me imaginei. Nunca me imaginei nessa função”.

há 1 mês
11








Portuguese (BR) ·