ANUNCIE AQUI
As buscas nos escombros deixados pelo tornado que passou por Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foram oficialmente encerradas no fim da tarde deste sábado (8), informou o Corpo de Bombeiros.
O fenômeno, causado por um ciclone extratropical, deixou ao menos seis mortos e 775 pessoas precisaram de atendimento médico. Segundo os bombeiros, não há registro de desaparecidos na cidade.
O tornado atingiu a cidade de cerca de 14 mil habitantes, destruindo aproximadamente 90% da área urbana, conforme estimativa do governo do Paraná.
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) classificou preliminarmente o tornado como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas há indícios de que os ventos podem ter ultrapassado 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
Cinco das vítimas fatais são de Rio Bonito do Iguaçu, incluindo três homens, uma mulher e uma adolescente, e uma pessoa morreu em Guarapuava, também no estado. Nove pessoas ficaram em estado grave e passaram por cirurgias.
Além das vítimas, o tornado causou estragos na infraestrutura local. Cerca de 75% da cidade está sem energia elétrica devido à queda de 280 postes e três torres de alta tensão.
Continua depois da publicidade
A concessionária Copel e a companhia de saneamento Sanepar trabalham para restabelecer os serviços. Diversas estradas foram bloqueadas, com algumas já liberadas, enquanto outras ainda demandam tempo para desobstrução.
O fenômeno também provocou tombamento de veículos, queda de árvores e destruição de casas de alvenaria, além de cinco escolas e um posto de saúde parcialmente destruídos.
Para atender os desabrigados, a prefeitura montou abrigos e centros de apoio, enquanto a Defesa Civil estadual orienta que, no momento, não sejam feitas doações, pois a cidade ainda não tem estrutura para recebê-las.
O governo do Paraná afirma que segue mobilizado com equipes de bombeiros, polícia e saúde para prestar assistência e iniciar a reconstrução da região afetada.

há 2 meses
26








Portuguese (BR) ·