5 músicas que foram feitas com IA e você não sabia

há 1 semana 3
ANUNCIE AQUI

A inteligência artificial (IA) está invadindo diversos espaços, inclusive a música. Apesar de muitos artistas estarem contando com a ajuda da tecnologia para a produção de algumas faixas, há músicas completas feitas por IA que podem passar despercebidas para o ouvido não treinado.

Diversas plataformas de streaming de música estão restringindo suas políticas de direitos autorais para esses artistas digitais. O Spotify, por exemplo, removeu mais de 75 milhões de faixas feitas por IA há alguns meses.

Por outro lado, a plataforma já entendeu que a tecnologia não pode ser evitada e anunciou uma parceria para ajudar a desenvolver músicas com IA dar os devidos créditos.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

São inúmeras as canções transformadas pela automatização, seja pela criação completa com IA, paródias ou até mesmo utilizando a voz de artistas já conhecidos. O InfoMoney separou algumas músicas feitas com IA que você provavelmente não sabia.

1. “Walk my Walk”, de Breaking Rust

Música country mais baixada dos últimos tempos nos Estados Unidos, segundo a Billboard, Breaking Rust possui identidade conhecida.

Apesar dos criadores não confirmarem o uso de IA, os dados misteriosos do artista, como a sua cara e os clipes evidentemente criados pela tecnologia, sugerem que as letras e produção musical também sejam produtos digitais.

Continua depois da publicidade

2. “Dust on the Wind”, The Velvet Sundown

A banda de IA também produz músicas country, sendo que a faixa “Dust on the Wind” é a mais famosa, com mais de 3 milhões de reproduções.

Na biografia da plataforma de músicas, a banda de IA escreve: “The Velvet Sundown é um projeto musical sintético guiado por direção criativa humana e composto, interpretado e visualizado com o apoio de inteligência artificial”.

3. “São Paulo”, Tocanna

Você conhece a melodia e pode até achar que a letra é engraçada, mas a artista de IA brasileira Tocanna possui mais de 90 mil ouvintes mensais e viralizou com a música “São Paulo”, uma paródia da canção “Empire State of Mind”, de Jay-Z com Alicia Keys.

Em uma ação de direitos autorais, Jay-Z pediu a retirada da música de todas as plataformas digitais devido à falta de créditos.

4. “Heart On My Sleeve”

As vozes são conhecidas, a letra pode indicar uma história que realmente aconteceu, mas a música “Heart On My Sleeve” não foi produzida — ou sequer cantada — por Drake e The Weeknd.

Os artistas sofreram o chamado deepfake, em que uma tecnologia utiliza a voz de pessoas conhecidas para produzir conteúdos.

Continua depois da publicidade

5. “Malandramente (1972)”, Blow Records

Uma música de funk famosa, mas com estilo dos anos 1970/1980? É exatamente isso que a Blow Records faz com as faixas que já garantem mais de 2 milhões de ouvintes mensais.

“Malandramente” é uma versão dos anos 1970 do funk conhecido pelos brasileiros.

Ler artigo completo