ANUNCIE AQUI
Warren Buffett publicou nesta segunda-feira (10) sua carta de “despedida” aos acionistas da Berkshire Hathaway, oferecendo uma verdadeira aula de introspecção, reconhecendo sua própria sorte e compartilhando conselhos sábios.
Leia mais: Buffett acelera doações e passa o bastão na Berkshire: “Desejem um mandato longo”
Vale ler a carta na íntegra, em inglês, aqui. Mas confira algumas lições para líderes que acho importante destacar:
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
Controle sua inveja:
“O que frequentemente incomoda CEOs muito ricos — afinal, eles são humanos — é que outros CEOs estão ficando ainda mais ricos. Inveja e ganância andam de mãos dadas. E que consultor já recomendou um corte sério na remuneração de CEOs ou nos pagamentos aos conselhos?”
“Não se martirize pelos erros do passado — aprenda pelo menos um pouco com eles e siga em frente. Nunca é tarde demais para melhorar.”
Meça o sucesso pelo impacto:
“A grandeza não vem de acumular grandes quantias de dinheiro, muita publicidade ou grande poder no governo. Quando você ajuda alguém de milhares de maneiras, você ajuda o mundo. A bondade não custa nada, mas é inestimável. Seja você religioso ou não, é difícil superar a Regra de Ouro como guia de comportamento.”
Continua depois da publicidade
Reflita sobre seu legado:
Buffett fala sobre como o diretor do FBI, J. Edgar Hoover, que já foi reverenciado pelos americanos na década de 1930, “acabou desonrado por usar mal seu cargo.” Seu conselho: “Decida o que gostaria que seu obituário dissesse e viva a vida para merecê-lo… Você nunca será perfeito, mas sempre pode ser melhor.”
Aposte nos EUA:
“O preço das nossas ações oscilará caprichosamente, ocasionalmente caindo cerca de 50%, como aconteceu três vezes em 60 anos sob a gestão atual. Não desespere; a América vai se recuperar e as ações da Berkshire também.”
Leia a carta na íntegra, em inglês, aqui.
2025 Fortune Media IP Limited

há 2 meses
15








Portuguese (BR) ·